sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cruz de Ansata


Cruz de Ansata


Antigo símbolo egípcio que representa a vida, o conhecimento cósmico e o intercurso sexual.
Também é conhecido por bruxos como a “Cruz de Ansata”, utilizado em rituais de encantamentos, fertilidade e divinação. Todo o faraó ao morrer levava a cruz junto às narinas para adquirir imortalidade.
Ele era encontrado sempre nos hieróglifos, sendo segurado pelas divindades egípcias como se fosse uma chave, o que nos remete ao seu significado como “a chave dos portões que separam a vida e a morte”, já que estes desenhos eram muito comuns em pirâmides mortuários dos faraós. O Ankh simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento. O Ankh também foi incluído na simbologia da Ordem Rosa-Cruz, representando a união entre o reino do céu e a terra. Em outras situações, está associado aos Vampiros, em mais uma atribuição à longevidade e imortalidade. Ainda encontra-se como uma alusão ao nascente-poente do Sol, simbolizando novamente, o ciclo vital da natureza.
Há muitas especulações para o surgimento e para o significado do ankh, mas ao que tudo indica, surgiu na Quinta Dinastia.
Quanto ao seu significado, há várias teorias.
Muitas pessoas veem o ankh como símbolo da vida e fertilidade, representando o útero.
Ankh se popularizou no Brasil no início dos anos 70, quando Raul Seixas e Paulo Coelho (entre outros) criaram a Sociedade Alternativa.
O selo desta sociedade possuía um Ankh adaptado com dois degraus na haste inferior, simbolizando os “Degraus da Iniciação”, ou a “Chave que abre todas as Portas”.
Numa outra interpretação, representa o laço da sandália do peregrino, ou seja, aquele que quer caminhar, aprender e evoluir.
É utilizado por bruxos contemporâneos em rituais que envolvem saúde, fertilidade e divinação; ou como um amuleto protetor de quem o carrega.

Eu pessoalmente acredito que seja a chave de todas as portas mas existe um detalhe muito importante saber como usar ter conhecimento e sabedoria divina ou ele apenas significará um enfeite como qualquer outro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário